de de

Super interessante ed. 332 – Maio 2014


Olá! Essa eu já li no mês de maio e não fiz anotações...

Então acho que vai faltar falar algumas coisas, mas enfim... Dentro de alguns comentários coloquei links para matérias na internet (da revista ou não) que falam mais sobre o assunto.

Super Novas

Os cientistas do MIT criaram uma planta que absorve mais CO2e libera mais oxigênio. Eu fiquei esperando um “mas...” que revelaria alguns contras da planta, mas o “mas” não veio. De qualquer forma o MIT não revelou todos os detalhes sobre a planta, então ainda não tem como saber.

Agressão física é o tipo de pesadelo mais comum! Achei incrível, porque eu mesma não me lembro de ter “pesadelado” com isso. O segundo pesadelo mais citado é “Discussão e conflitos verbais” e o terceiro é “Fracasso”, acho que esses outros dois já sonhei, mas de qualquer forma tenho pouquíssimos pesadelos. Dos temas que me lembro, os mais recorrentes são: estar perdida em um lugar muito escuro e desconhecido (acho que pode ser aceito como “Presença de alguma força má” que foi o sétimo colocado), discussão onde eu tento o acordo e não consigo, descobrir que saí de casa pelada (kkkkkkkkkkkkkk, #SadButTrue), alguém próximo a mim ter morrido (também está na lista como “Doença ou morte” que ficou na quarta colocação). Enfim, se sonhos realmente tivessem significado, eu demoraria um bocado todo santo dia para descobrir os meus, porque eu sonho à beça. Link para uma outra pesquisa que não é a da revista, mas achei interessante também.

Achei isso incrível!! A floresta de Chernobyl não se decompõe! A usina nuclear de Chernobyl explodiu em 1986 e a alta radiação ao redor acabou matando todos os fungos, fazendo com que existam árvores mortas há 15 anos que não se decompuseram! Gente, queria muito ver isso.


Uma filósofa da Universidade de Oxford (Rebecca Roache) sugeriu que fosse criado uma droga que alteraria a percepção de tempo das pessoas. Essa droga seria aplicada aos presos, fazendo com que eles precisassem ficar pouco tempo presos, mas tivessem a sensação de terem ficado muito. Será que resolveria? Não sei, mas daria uma ótima história.

Na Holanda existe um asilo que criou uma pequena cidadela com casas, restaurante, mercado, teatro, cafés, cabeleireiro e tudo o mais para alguns idosos com problemas mentais, para que eles possam viver o mais normalmente possível, sem aquele ambiente hospitalar. Os cuidadores também se vestem normalmente e, inclusive, atendem nas lojas, no salão e tudo o mais. Achei a ideia ótima, mas quando vi no final do texto que o governo paga 5 mil euros por mês para manter cada idoso percebi que isso não vai existir no Brasil. Se existir, a família é que vai desembolsar e aí já sabemos que só uma pequenina parcela da população poderá usufruir disso. Pequenina, primeiro porque são pouquíssimas as famílias que vão poder bancar isso, segundo porque dessas pouquíssimas ainda precisamos excluir as que não estarão dispostas a fazer isso por seus idosos, então já viu né? Por isso eu tenho minha previdência e dou uma boa graninha para meu próprio futuro.

Hoje mesmo ouvi no jornal (TV) que a produção/importação/exportação da lâmpada incandescente foi proibida no Brasil e a revista traz uma explicação sobre os tipos de lâmpada. E eu fiquei sabendo (não, eu não sabia) que a lâmpada fluorescente tem mercúrio altamente tóxico! Pronto, agora eu quero comprar lâmpadas de LED, mas elas são caríssimas, então só vou comprar conforme as lâmpadas com mercúrio tóxico forem estragando.

Ideia visual

Essa seção dessa vez traz o tema “Monogamia não fazsentido?” com o desenho de um homem e as partes anatômicas que não justificam a monogamia. Uma informação que eu achei interessante é que o ser humano precisa ter muito mais relações sexuais para ter um “filhote” do que a média dos outros mamíferos, ou seja, está explicado evolutivamente porque temos toda essa “tara”.

Banco de dados

Tratando da violência urbana, traz alguns gráficos interessantes onde três cidades brasileiras estão entre as dez cidades com maismortes por armas de fogo (Maceió em quinto, Fortaleza em sétimo e João Pessoa em nono). Sobre o porte de armas no mundo, o gráfico aponta que a polícia é a classe que tem menos armas! Os civis ficam em primeiro seguidos pelas Forças Armadas. Sobre a idade mínima para porte de arma, o Quênia tem a menor idade (14 anos), o que me fez pensar: Será que é por isso que eles correm tanto?

Matriz

Adorei essa matriz! Simplesmente porque eu adoro spoiler de séries! Kkkkkkkkkkkk Eu adoro porque eu sou uma pessoa ansiosa que não aguenta não saber o final da história logo! Enfim, a matriz mostra que eu preciso assistir Breaking Bad e The Wire, e correr muito rápido para longe de Lost. Também gostaria de assistir Soprano, mas eu já acho que não vou assistir nem os dois primeiros...

Oráculo

Genial como sempre.
Os animais enjoam de comer sempre a mesma coisa? O oráculo responde que os animais que tem várias fontes de alimentos na natureza, quando em cativeiro também querem variar os alimentos, mas quando, na natureza, não existem essas várias fontes, no cativeiro, ele também não fará questão dessas fontes. Mas então eu fiquei pensando nos cachorros... Por que eles já saíram da natureza faz tanto tempo, então eles querem variar ou não?
Gente, como nosso intestino é enorrrmmeee!! Como diz o Oráculo, uma mesa para 10 pessoas é menos comprida que o nosso intestino!
Uma mistura de 10% cerveja e 90% água faz bem para as plantas!

Capa

Não fiz nenhuma anotação na matéria da capa... Acho que animais extintos sendo ressuscitados não me chama muita atenção...

Guia

Eles colocam em palavras bonitas, mas na verdade são várias “gambiarras” que você pode fazer para facilitar sua vida na sua casa!
Primeira coisa é meu sonho de infância: transformar as paredes em lousa! Gente, S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L! Pode comprar a tinta, que está disponível em várias cores, inclusive, segundo a reportagem, “tétrico verde-venha-aqui-na-frente-completar-a-taboada.” Kkkkkkk Também tem uma alternativa ótima que é colar papel contact preto fosco (não sei se funciona, mas...). Outra alternativa é misturar uma colher de chá de rejunte em 200ml de tinta à base d’água. Uma sugestão legal que eles fazem é utilizar a parede-lousa para organizar a prateleira (estilo etiqueta na parede).
Tem dica para tirar cheiro de xixi e cocô dos bichinhos de estimação: 2/3 de água morna com 1/3 de vinagre, parece que é só passar... Não testei.
Para acabar com a umidade no armário da cozinha é só colocar giz ou carvão dentro... Na minha cozinha não tenho problemas, mas no armário “guarda-tudo” sim! Vou testar assim que eu me lembrar!
Para afiar tesoura ou faca, diz que é para fazer um bolo com papel alumínio e depois cortar o bolo, com o instrumento a ser afiado, dez vezes.
Com essa reportagem, finalmente alguém me deu razão! Papel higiênico é virado para cima! Porque? “Mais fácil para achar a ponta. Mais fácil para cortar.” Sem contar que desse jeito é mais difícil a ponta do papel encostar na parede (que pode estar suja também).
O que eu mais gostei (utilizando e adorando) foi a dica de cobrir a vassoura com uma meia de seda para varrer a casa e não voar poeira para todo lado. Eu não posso ficar perto de alguém varrendo a casa que morro de espirrar, lacrimejar, tossir, etc. Imagina eu mesma varrer? No way! Mas com a meia eu mesma varro sem problemas! Adorei gente!
Porta-pingue-pongue: bit.ly/1e4sp19

E se... Todo mundo virar vegetariano?

Um texto narrativo sobre um pai e um filho passeando por um local que antigamente era uma fazenda pecuarista. O pai começa a dar um sermão no filho porque ficou sabendo que ele está comendo queijo, conta como foi a transformação da sociedade carnívora para vegetariana, como foi difícil, mas benéfico. O filho acha que o pai está sendo muito rígido, mas o pai ainda quer mostrar a ele outro local mais para dentro da estradinha de chão. Eles param e o pai mira a câmera em uma vaquinha que está um pouco longe, o filho olha e os dois se emocionam. No fim os dois fumam um baseado.
Só sei que eu adorei o texto porque eu acho que as vaquinhas realmente são lindas. Adorei a maneira como eles ficam olhando a vaca, como hoje olharíamos um veado (nunca vi um veado, mas é por isso mesmo que fiz essa comparação). Muito bom o texto do Emiliano Urbim.

Manual

Só vou falar uma das dicas porque achei interessante, as outras acho que já são meio batidas. A dica se você se engasgar e não conseguir desengasgar (diz a matéria que você tem apenas 5 minutos antes de perder a consciência) é:
·         fique de quatro no chão com os punhos fechados.
·         Estique os braços, deixando-os na altura da orelha, e jogue o corpo para frente – caindo com o peito no chão.
Espero não precisar fazer isso, primeiro porque vai querer dizer que estarei engasgando, segundo porque vai doer. No link acima tem um vídeo de um homem ensinando a fazer todo o movimento.

É isso aí, por hoje é só pessoal!



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário