de de

Mundo Estranho ed. 154 - Julho 2014


Só de ver que o assunto era comida já achei que a edição seria ótima! E realmente foi ótima, apesar do tema ser o mesmo, as matérias foram diversificadas e nem deu pra perceber que era tudo ligado à comilança.

Fato ou boato? Paul McCartney foi substituído?

Bom, não tinha como ser ligado à comida, então essa parte fugiu do tema, mas ficou ótima também. Como eu que sou alheia à vários clássicos musicais e não sei nada dos Beatles, então não sabia desse mistério sobre Paul ter sido substituído. De qualquer forma, tudo esclarecido nesta matéria e o McCartney não foi substituído coisa nenhuma. Mas que as mensagens subliminares são estranhas, isso são.

TOP 10: Restaurantes da ficção que viraram realidade

Quero ir no Krusty Burger (Os Simpsons – Orlando, EUA) e Three Broomsticks (Harry Potter – Orlando, EUA). Não vai ser tão difícil já que tudo fica em Orlando.

Marcha a Ré: Micro-ondas

As micro-ondas surgiram para revolucionar os radares na 2ª Guerra Mundial em 1940 e em 1945 o espertinho do Percy Spencer (não, não era o Percy Jackson, kkkkkk, #piadinhasemgraça) percebeu que os radares derretiam chocolate e a empresa Raytheon patenteou a tecnologia para fins culinários. Em 1947 surgiram os primeiros fornos a la forno micro-ondas que temos hoje #sqn, a diferença é que eles eram enormes, caros e não faziam muita coisa. Em 1967 já eram menores e mais baratos, mas ainda assim, mais caros do que hoje em dia. Depois disso mudaram algumas coisas, mas não muitas, e o forno micro-ondas ficou parado no tempo. Mas, em 2012 foi lançado pela Panasonic um micro-ondas que controla a potência das ondas, então eu pensei: “Ué, mas meu forno tem uma regulação de potência...”. E a matéria responde: “os demais micro-ondas operam sempre a 100%, com interrupções na emissão para simular variações de potência.” =O Fiquei de queixo caído.

Fui enganada! (Fonte imagem)

13 coisas que você não sabia sobre a água

Debate que eu gosto: Comer carne de cachorro e de gato é errado?

Achei que os argumentos do “Sim” foram melhores, baseado em fatos e em nossa realidade e os argumentos do “Não” apenas em histórias e opiniões. De qualquer forma eu acho que, se existe um lugar em que eles comem cachorros e gatos, deixa eles comerem! Mas aqui não daria certo por todas as razões mencionadas na matéria e que todos já podem imaginar. Não se pode aceitar comer os bichos que são parte de várias famílias né gente?!

Capa: Me engana que eu gosto

Adorei essa matéria! Várias curiosidades!

Você é o que você come

  • Relembrando: suco de fruta só pode ter fruta, água e a quantidade de açúcar natural da fruta e o néctar pode ter corante, mais água e mais açúcar.
  • O ideal é consumir o azeite até 20 dias após aberto.
  • Ainda não foi determinado quanto de farinha integral o pão deve ter para ser considerado integral, mas se o primeiro ingrediente listado for “farinha de trigo” (“refinada” ou “enriquecida”) ele terá mais farinha comum do que integral.
  • Quanto menos ingredientes tiver mais autêntico será o iogurte. Por isso bebida láctea não é iogurte, porque leva mais açúcar, estabilizante, corante e outras substâncias lácteas.
  • Os méis à venda podem conter açúcar, fragrâncias, glucose e frutose de milho. Esta última substância só pode ser detectada em testes sofisticados em laboratórios.

Multiplicação dos peixes

  • Melhor consumir peixes não predadores, ao invés dos predadores salmão e atum. Por quê? Por que os predadores acumulam mais poluição do mar (prefiro tilápia mesmo kkkkkkkkkk).
  • Para comer um salmãozinho selvagem escolha salmão em lata, porque o salmão criado em cativeiro facilmente se deteriora quando enlatado, então o que vai para a lata é o salmão selvagem mesmo.
  • Em cativeiro os salmões comem astaxantina junto com a ração para ficar com a carne rosada, pois os selvagens só tem a carne dessa cor por causa das algas que comem.

Parece, mas não é

  • Um produto à venda só precisa ter 25% de cacau para ser considerado chocolate! O restante dos ingredientes é formado em maioria por açúcar e gordura vegetal hidrogenada.
  • A ciência ainda não comprovou os benefícios de tomar bebidas de soja.
  • E falando em soja, nem todo molho shoyu é de soja!
  • Existe um fake do requeijão que é vendido ali ao lado dele, chamado de “especialidade láctea”, que contém mais conservante e é feito com soro de leite, gordura vegetal e amido. Não tenho a embalagem aqui, mas tenho certeza que o que eu compro é requeijão, porque já experimentei outros e nem acreditei que era a mesma coisa de tão diferente. Sem contar na diferença de preços.

Propaganda esperta

  • Que as comidas industrializadas têm muito açúcar nós sabíamos, mas até as salgadas? Sim! Fiquei horrorizada! O açúcar é utilizado para disfarçar sabores ruins e de quebra fazer com que o cérebro peça mais aquela sensação de satisfação.
  • Assim como temos sal em comidas doces pelo mesmo motivo.
Ok, enganada de novo (Fonte imagem).

Pecados da carne

“Refri zero não emagrece: Embora não sejam tão calóricos, os adoçantes de refrigerantes light, diet ou zero são processados pelo fígado como açúcar comum. Em excesso, isso gera o mesmo processo de engorda de bebidas adoçadas com açúcar – com o risco de não se saber exatamente o efeito desses adoçantes sintéticos a longo prazo.”
Choquei! (Fonte imagem)
E mais um link super chocante: acesse bit.ly/mceterno e veja o McLanche Feliz que não envelhece nunca! Não dá nem pra acreditar!

Asas à alimentação

Existe um grande cuidado com a alimentação servida dentro dos aviões para que não haja contaminação e o povo fique todo intoxicado no vôo. Imagina a cena...
Além disso, algumas companhias apostam no cardápio para atrair clientes, e, às vezes, conseguem.
Uma coisa que eu achei super engraçada é que, normalmente, o piloto e o copiloto recebem pratos diferentes, para que, se der problema em um ingrediente, apenas um dos dois passe mal. Kkkkkkkkkkkkkk Bem pensado.

Isso não aconteceria com o piloto e copiloto hauahuahau

P&R

Como funciona a impressão 3D de comida?

Não, não é comida normal. É só mistureba comestível.

É possível comer até explodir?

Não, o estômago se protege e vomita tudo antes que a pessoa consiga fazer isso. A não ser que ele esteja fragilizado por alguma doença, mesmo assim quem vai explodir é ele e não o corpo (ou seja, nunca será igual a Dona Redonda).

Ai, adoro o funcionamento do milho pipoca! Adoro pipoca também! kkkkkkkkk

Por que não existe ração para gato sabor rato?

Por que seria nojento e nenhum dono ia querer comprar, sem contar que o rato não é o alimento principal do gato.

Outros mitos animais

  • Isso não está na revista, mas minha mãe me avisou para não dar ossos comuns para os cachorros porque eles podem engasgar ou perfurar algum órgão. Aqui tem um site que explica melhor isso: Agenda Pet
  • Gente, sapos não comem só insetos! Juro que eu não sabia. Eles também comem larvas, minhocas e até peixes pequenos!
  • Ratos não preferem queijo. Isso descobri quando meu pai começou a armar ratoeiras com queijo e o ratinho não vinha, foi só colocar um pedaço de calabresa e o coitado morreu esmagado.
  • Outro mito é que coelhos gostam de cenouras, mentira cabeluda! Meu coelhinho dava mordidinhas na cenoura, mas ela sempre acabava vencendo lá, enquanto as folhas eram devoradas em instantes. Aqui tem um link da revista Super sobre esse mito e mais outros 9. 

Por que embalagens de produtos sólidos informam o “peso líquido”?

Não sabia que Peso Neto é o mesmo que Peso Líquido, e é utilizado mais no restante da América Latina, por isso aparece em produtos que serão exportados. Sobre o peso líquido, é porque se desconta o peso da embalagem. Também tem outra coisa que eu nunca percebi, que nos produtos em calda deve ter um tal de Peso Drenado, ou seja, o peso do produto sem a calda.

Quanta comida é desperdiçada no mundo?

Incrível o quanto de comida é desperdiçada! Eu fiquei sentida por deixar comida no prato, mas a grande maioria do desperdício vem do plantio e cultivo, seguido de colheita, manuseio e armazenamento, e depois consumo final. O problema é que, pelo menos eu como consumidora, não tenho conhecimento para exigir melhorias. Quer dizer, seria mais uma questão de logística e estratégias sustentáveis, não sei... Muito triste.

No Brasil, apesar de não ser tanto quanto a média mundial, ainda desperdiçamos muita comida. Toda comida que desperdiçamos alimentaria todos que passam fome e ainda sobraria!

Claro que tem muito mais na revista, mas o que eu achei mais interessante comentar está aí, caso queira assinar ou comprar digital seguem os links:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário