de de

Super Interessante ed.336 - Agosto 2014


Adorei a sessão "Ao leitor" feita pelo Denis Russo Burgierman (diretor de redação), pois despertou mais a vontade de ler para descobrir qual o resultado do trabalho deles. E dentre os vários assuntos desta edição vou comentar sobre sangue jovem, dinossauros bebês, astrologia, a volta do World Trade Center, etc.

Lembrando que os assuntos abordados aqui são apenas algumas partes da revista, que eu achei mais interessantes e que eu escrevo para gravar melhor na memória, ou apenas para poder buscar mais facilmente caso precise. Se você quer conferir o site da revista clique aqui. Caso queira assinar ou comprar avulsa clique nos links abaixo.


Logo no início da revista, com as propagandas das revistas da Editora Abril eu descobri que eu PRECISO comprar os especiais "Extraterrestres" e "Sobrenatural".

Também descobri que é possível matar baratas com uma solução de água e detergente! Veja aqui: on.fb.me/1qEEJJW

Gostei também das "5 dicas da ciência para você tomar boas decisões".

Super Novas

Nasa estuda forma de viajar mais rápido que a luz: o tal físico Harold White diz que é possível e até já desenhou a nave, mas ainda está começando os testes, de qualquer forma, daqui uns 50 anos é possível que estejamos conhecendo nossos vizinhos ETs.

Fonte
Sangue jovem faz bem ao cérebro: alguns cientistas da Universidade de Stanford fizeram transfusão de sangue de ratos jovens para ratos velhos e o resultado foi uma melhora em testes de memória e de aprendizado. Então eles acreditam que essas transfusões de sangue jovem possam auxiliar no tratamento de doenças degenerativas como Alzheimer - só não sei se vão, literalmente transferir, ou apenas utilizar a proteína responsável por isso (GDF11). Mas que vai ter gente querendo o sangue jovem só para... Bom, ficar mais jovem, ah vai! Aliás, isso daria uma boa história de terror...

Fonte



Bafômetro remoto funciona via laser: Uau! Fantástico! Adorei! Um laser detecta se o motorista está bêbado mesmo o carro estando em movimento com o motorista dentro! Muito legal. Será que já está sendo aplicado? Foi desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Varsóvia (Polônia).

Como o fuso horário mudou o mundo: você sabia que até 1884 cada país adotava o horário que desse na telha? Mas nesse ano houve uma Conferência Internacional do Meridiano que definiu os 24 fusos horários, sendo que alguns países ainda resistiram. O Brasil, por exemplo, só o adotou em 1913!

Papo

Com Erica Chenoweth, cientista política que publicou o livro "Why Civil Resistance Work", sem edição no Brasil, na matéria eles traduziram o título para "Por que a resistência civil funciona". Quer dizer, ela fala sobre como as manifestações devem ser bem organizadas para não serem violentas e conseguirem atingir o ponto certo. Abaixo partes da entrevista que eu gostei muito, mesmo que eu não vá participar de protesto algum:

Um problema dos movimentos em países democráticos é articular sua proposta de maneira clara: como fica o país se a campanha "vence". Outro é diversificar a participação. Em vez de "temos um problema, nossa solução é a seguinte" a conversa ruma para "nós contra eles", e essa polarização afasta grupos importantes, especialmente na elite. No Brasil, quando os Black Blocs usam violência - mesmo se provocados -, todos os envolvidos perdem apoio. E, sem apoio, nada muda.

Ideia visual - A nova extinção

Acho bastante plausível essa ideia. A teoria do paleontólogo Jack Horner é que, algumas espécies de dinossauros distintas encontradas, na verdade, são a mesma espécie, mas em idades diferentes. E o desenho dos fósseis veio com diagrama para colorir! kkkkkk

Capa: Astrologia funciona (mas não como você imagina)

Eu achei que eles iam começar falando o que realmente funciona na Astrologia, mas as primeiras páginas são apenas para assegurar que, se você acredita, é porque você é burro mesmo, porque existem infindáveis provas de que tudo é balela. No final eles tentam dar uma amenizada dizendo que existe fundo psicológico para acreditar em astrologia.

Assim, as leituras de mapas astrais são muito mais parecidas com sessões de terapia do que com consultas médicas. (...) Eis aí outro mérito da astrologia: ela pode servir como uma ferramenta para o autoconhecimento - mesmo que os astros não signifiquem nada. (...) Nesse sentido, a astrologia vira um tipo de conforto emocional que ainda fornece pitacos para inspirar uma autoavaliação da vida.(...) Fica claro também que a astrologia serve para alguma coisa - ajudar as pessoas a viverem suas vidas. O que não é pouca coisa.
Procurei na internet para ver se encontrava essa matéria, mas encontrei alguns sites revoltados com ela, e alguns que apoiaram também. Confesso que não li os revoltados porque os textos eram enormes, mas segue o link abaixo para quem quiser conferir:

Saúde - Do paciente 0 aos 70 milhões

Muitíssimo interessante este infográfico com a linha do tempo da AIDS. Vendo isto eu lembrei daquele pesquisador que disse que os remédios para a AIDS é o que fazia as pessoas ficarem mal... Depois de ver isso é impossível concordar com essa afirmação. O paciente zero foi em 1959 no Congo, que morreu de causas, até então, desconhecidas. Em 1981 mais 5 homens morrem de pneumonia rara, algumas infecções também raras... Até o final deste mesmo ano surgem mais 270 casos parecidos (com 121 mortes). Em 1982 o termo AIDS foi utilizado pela primeira vez e foi diagnosticado o primeiro caso no Brasil, daí para frente muitas coisas acontecem. Em 1987 se cria o primeiro remédio: o AZT. Em 1990 morre Cazuza com 32 anos, no ano seguinte morre Freddie Mercury aos 45 anos. Surgem novos medicamentos em 1995 e em 1996 o AZT passa a ser distribuído gratuitamente no Brasil. Os EUA conseguem diminuir em 46,8% as mortes ocasionadas pela AIDS com a utilização do coquetel de medicamentos em 1997. Em 2007 é quebrada a patente de um medicamento do coquetel no Brasil, deixando o custo do tratamento em US$ 159 por ano.
Lembra um avião que caiu e matou vários cientistas? Então, cem deles iam para uma conferência sobre a AIDS, um deles, o holandês Joep Lange, já havia publicado 350 estudos sobre AIDS. Ô injustiça!

Mundo: A volta do World Trade Center

Achei que as inovações colocadas na torre nova foram ótimas e, acredito que conseguirão o êxito desejado. Enfim, duas coisas interessantes que eu não fazia ideia:
- Bombeiros, operários e policiais saquearam as lojas do WTC enquanto puderam! Ai, ai. E eu achando que só os brasileiros eram assim kkkkkkkkk É igual quando tomba um caminhão na estrada, logo se amontoam dezenas de pessoas para levar o que puderem.
- Um investidor comprou os direitos de utilização das torres gêmeas durante 99 anos, um mês e meio antes dos ataques! Que azar! Enfim, agora ele tem os direitos da One World Trade Center... Espero que ele já tenha negociado o seguro direitinho =P

Guerra: Nações armadas

Adivinha quem exporta mais armas? EUA claro! Em segundo lugar vem a Rússia. O gráfico sobre isso é tão colorido e lindo que nem parece falar de uma estatística tão cruel. Quer dizer, se você compra armamento é porque pretende matar com eles certo?
E, segundo o gráfico, o número 1 em importação é a Índia! WTF? Pelo que a matéria diz o armamento seria para resolução de conflitos regionais... Mesmo assim ainda me choca, porque nós sempre vemos uma desigualdade social enorme por lá, se eles parassem de guerrear e enviassem esses esforços para resolução dos problemas sociais seria bem melhor não?

Cidades: A batalha do Estelita

Talvez eu seja mesmo desinformada, mas o fato é que estão tentando construir prédios no cais Estelita em Recife, que atualmente abriga prédios históricos, e um grupo de manifestantes estão se posicionando contra.
Uma obra dessas basicamente dividiria a cidade em ricos, nos hotéis/lojas beira-mar, e pobres, vivendo nas sombras dos prédios. Enfim, tomara que os manifestantes resistam bravamente porque, ao que parece, o que eles tem em coragem o outro grupo tem em dinheiro. =P

Tech

Pulseira Nymi - getnymi.com
Muito legal, ela pode ser usada para saber sua assinatura cardíaca e permitir o acesso ao smartphone, por exemplo, sem precisar digitar senha, apenas com seu dedinho. A diferença da assinatura biométrica é que aqui você precisa estar vivo e com o dedo conectado ao corpo hehehe Bem melhor não?

Sony digital paper - sony.com
Bem que eu queria, mas pelo preço, acho que vou ter que me contentar com meu note e minhas agendas mesmo.

Icedot - icedot.org
Gostei! Você conecta no capacete e se sofrer uma queda com força suficiente para te deixar inconsciente ele envia uma mensagem de socorro com sua localização. =D

Cult

Ainda quero assistir Guardiões da Galáxia. Quero ler/ter o livro "História Ocidental da Literatura (sem as partes chatas)" de Sandra Newman.

Manual: Como trolar os amigos no trabalho

KKKKKKKKKKKK
Colar um pedaço de papel embaixo do leitor óptico do mouse. Fazer "ajustes" na autocorreção do Word, colocar fita dupla-face no telefone e por aí vai. A melhor de todas, que eu não sabia, é apertar Ctrl+Alt+seta para baixo, para cima e lados. Testa aí!
"O manual não se responsabiliza por eventuais demissões." kkkkkkkkkkkk

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário