de de

Perdida - Carina Rissi


E na onda de romances que se iniciou com Orgulho e Preconceito eu resolvi ouvir o livro Perdida da escritora Carina Rissi. Isso mesmo, ouvir.

Esse livro estava disponível no aplicativo Ubook que é meu novo queridinho do momento 💓 Mas daqui uns dias faço uma postagem exclusiva a respeito dos audiolivros. Por ora, segue a sinopse desse romance muito fofo.


Sofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam. Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos... Perdida é uma história apaixonante com um ritmo intenso, que vai fazer você devorar até a última página.

Após baixar o aplicativo e ouvir Orgulho e Preconceito, dei uma olhada no catálogo e achei esses e outros da série Perdida, que eu nunca havia lido porque não fazia muito o meu estilo. Mas então resolvi arriscar e... ameeeiii!

Como eu ouvi, ao invés de ler o livro, não posso dizer que passou super rápido, porque o tempo de leitura é o mesmo para todos no áudio (11h25min), mas tenho certeza de que se estivesse com o livro em mãos, teria lido muito mais rápido. Porque a linguagem é muito gostosa e, apesar da maior parte do livro ocorrer no século XIX, também é acessível, ou seja, as 364 páginas passarão voando.

Não tenho certeza se o livro agradaria pessoas que não gostam de romances românticos, pois o grande foco do livro é o amor que surge entre os protagonistas, mas é um livro tranquilo para ler em um dia para descansar e não se preocupar com nada na vida.

Foi engraçado que eu peguei o livro para ouvir sem ter lido nada a respeito dele, além da sinopse que estava no aplicativo. Apenas me lembrava que a Paola Aleksandra já havia falado sobre essa autora, e a Pam Gonçalves também, se não me engano. Então até quase a metade do livro (não tenho certeza, mas foi uma grande parte) eu estava imaginando, não apenas o cenário da Inglaterra de 1830, como também, que a tal Carina Rissi era uma escritora inglesa! rsrsrs

Só percebi depois que em uma determinada parte do livro eles mencionam o Brasil ou algo brasileiro. Parei o áudio imediatamente pensando:

Como assim mencionaram o Brasil?



Mais rápido que pude, procurei na internet de onde era essa autora e, para minha enorme surpresa, ela é do estado de São Paulo, aqui no nosso Brasilzão mesmo! kkkkkkk



Mas só após descobrir isso eu respondi uma outra pergunta que fazia a mim mesma desde o início da leitura: Por que essa história ainda não virou filme??! O que a Universal está fazendo que ainda não produziu esse romance maravilhoso? kkkkkkk

É triste, mas a verdade é que as grandes distribuidora não leem os livros brasileiros e, mesmo se lessem, o livro não é tão popular nos Estados Unidos ou no Reino Unido quanto gostaríamos para motivar a criação de um filme. Maaaaaass



Vai ter filme sim! Eeeeee Pelo que pesquisei, o negócio está mais enrolado que namoro de cobra hauahuah Mas em 2017 os direitos foram adquiridos pela Filmland Internacional, que pretende lançar o longa em parceria com a Warner Bros. Então vou apenas torcer muito para que dê tudo certo, os intérpretes sejam dignos e o filme faça muito sucesso!

Outra coisa interessante é que esse livro, além de ter sido o primeiro da Carina Rissi, também foi lançado de forma independente após a escritora ter recebido várias negativas das editoras. Obrigada pela força de vontade Carina, é isso aí! Sem desistir do seu sonho e tendo o marido como grande apoiador ela ignorou os nãos que recebeu, lançou o livro independente e teve o e-book bombando, não apenas no Brasil, como também na Alemanha (oi?), infelizmente, não achei muita coisa sobre esse início. O que sabemos com certeza é que a Verus Editora viu o potencial que ela tinha e firmou contrato, sendo a editora dela até hoje.

Embora eu torça muito por essa história e pela autora, algumas coisas me incomodaram e eu não poderia deixar de mencioná-las aqui.

A primeira coisa foi a Sofia se surpreendendo e reclamando horrores das roupas. Até poderíamos dizer que é normal, mas ela é uma leitora assídua de romances de época, ou seja, ela já deve estar cansada de saber como as pessoas se vestiam em 1830! Ok, eu sou chata kkkkk Mas cada vez que ela reclamava das roupas eu revirava os olhos e tinha vontade de dar uns tapas nela hauhuahuah  Apesar disso eu não vi nenhum problema nela não querer utilizar algumas indumentárias, eu também não gostaria, mesmo sabendo que era comum e padrãozinho.

A outra coisa foi a exclusão da escravidão. Nessa história, ou nunca existiu a escravidão no Brasil, ou ela já foi abolida. No final do livro a autora menciona que optou por deixar a escravidão de fora, já que é uma parte da nossa história que todos nós gostaríamos de esquecer. Sem contar que o príncipe encantado senhor de escravos não seria encantado né?

Eu entendo as justificativas, mas ainda não aceito muito bem. Sim, é uma parte da nossa história que gostaríamos de esquecer, mas é uma parte que explica em grande parte o porquê de termos hoje um país racista, o porquê de vivermos em uma desigualdade de renda tão grande e apenas deletar das nossas mentes faz parecer que não aprendemos nada.

De qualquer maneira, muita gente não se importou e a maioria concordou.

Voltando para os assuntos mais felizes, esse livro é o primeiro de uma série:


Depois de Perdida eu só ouvi o Prometida, que também achei super fofo, mas menos divertido do que o primeiro.

Além desses a escritora já publicou vários outros livros, mas não tem no Ubook então ainda não li rsrsrs

Espero que tenham gostado. Cadastre o e-mail para receber as postagens e se inscreva no canal!

Abraços!



  



  








Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário