Pare e pense: quanto tempo perdemos ressentidos com a vida ao invés de aproveitá-la? Quantos minutos por dia, quantas horas por semana e quantas semanas por ano perdemos pensando em como nossa vida poderia ser melhor?
E ao nos depararmos com o sofrimento de pessoas que não tem o que comer, que estão terrivelmente enfermas ou privadas de qualquer aspecto essencial para nossa vida ficamos a refletir: "O quão forte eu realmente sou?" Mas o momento de reflexão logo passa, e logo voltamos a enxergar defeitos em nossas vidas.
Há uma frase que li quando era criança, que nunca mais esqueci, pois acredito muito nela: "Não seja forte como as ondas, que a tudo destroem, seja forte como as rochas, que a tudo resistem".
Muito clichê? Muita auto-ajuda barata? Muito conformista? Se a frase é chinfrim ou não, eu realmente não me importo. Me importo sim que a mensagem é simples e direta. Não destrua você mesmo e as pessoas que estão ao seu redor porque não consegue lidar com seus problemas, seja forte.
Aproveite os aspectos positivos que lhe restam, e por mais difícil que possa parecer, tente entender que é humano estar insatisfeito. O ser humano jamais será um ser completo, pois tem o dom da sabedoria. Diferente dos animais, o ser humano consegue analisar situações e compará-las, consegue notar injustiças e se revoltar.
Não somos animais movidos pelo instinto e justamente por isso vivemos insatisfeitos. Ai de nós se os animais pudessem raciocinar assim como nós, quantas guerras haveriam! Ai de nós! Porque jamais ganharíamos!
É normal estar insatisfeito, mas a grande diferença do mal e do bem sucedido é a maneira de lidar com essa insatisfação. É aí que se encontra a beleza da vida e o seu mistério mais profundo. Tememos o que desconhecemos. Esse mistério nunca desvendado. Mas cabe a nós aceitarmos que, cada ser vivente faz parte desse todo extraordinário, e não cabe a nós definirmos o que deveria ser ou não ser, mas apenas viver da maneira que nos for permitido, sempre aproveitando o que de melhor a vida nos puder conceder.
Cícero #85
Há um dia