de de

Mundo Estranho ed. 148


http://www.assine.abril.com.br/portal/assinar/revista-mundo-estranho?origem=google_11_Revista_Mundo_Estranho&codCampanha=DF5C&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=google_11_Revista_Mundo_Estranho&gclid=CISt9cn3pbwCFRNp7AodHmIAVA
Site da Revista
Segundo ano que assino a revista Mundo Estranho e toda edição eu não me arrependo nem um pouco.
A revista é direcionada para o público adolescente, mas como eu, aparentemente nunca vou perder meu espírito infato-juvenil ainda leio e adoro. A edição 148 trouxe vários assuntos interessantes e várias curiosidades que vou comentar.


No site da revista (link logo abaixo da figura da capa) é possível conferir várias outras curiosidades nos blogs disponíveis e ainda procurar as matérias pela classificação. O que eu adoro, além das matérias são as figuras e a maneira como a revista é diagramada. Se você é adolescente ou tem filhos adolescentes essa revista é uma ótima pedida.

Abaixo vou resumir algumas matérias que gostei e, se disponível, o link para o site da revista que tratou desta matéria.

A matéria da capa é sobre os gênios que já existiram e que ainda existem. Trata das características de cada um e o que eles tem de diferente em relação às pessoas normais. Alguns dos citados: Albert Einstein, Wolfgang Amadeus Mozart, Barbara McClintock, Leonardo da Vinci, Oscar Niemeyer, Marie Curie, dentre outros. Além dos gênios também traz algumas pessoas que tem determinadas capacidades mesmo não tendo QI acima da média, alguns inclusive possuem um QI abaixo da média.

Outra matéria muito interessante é "Reais ou Inventados?" que traz um resuminho sobre vários personagens e se eles realmente existiram, se não existiram onde foram inspirados. Alguns: Pocahontas, Tio Sam, Mulan, Rei Artur, Barba Negra, Nicolau Flamel, Hércules, etc.



História do tênis: eu não sabia, mas o All Star foi um dos primeiros tênis que foram inventados e existem até hoje!

Curiosidade bombástica: Pode ser que os USA já soubessem do ataque à Pearl Harbor e deixaram que acontecesse para que pudessem começar a guerra. Antes do ataque, a população se opunha à guerra. (Achei bastante plausível os argumentos e, se tratando de um país que está metido em guerras até hoje...)

Na seção Retrato Falado, que apresenta vilões e o que aconteceu com eles, nos é apresentado Karl Denke (1870-1924) apelidado de “papai Denke”. Vivia Alemanha e fazia lingüiça de gente, a partir de 1909 até 1924 fez em torno de 41 vítimas (comprovadas) – geralmente, desconhecidos que se hospedavam em sua pensão. Muahahaha. Como ele se suicidou após ser preso vários detalhes ficaram sem explicação. Achei na internet (via Google) um blog que fala sobre essa história: Famigerados.

O que foi a Pop art? O que eu entendi é que foi um movimento artístico que utilizou imagens populares como tema e matéria-prima. Faziam oposição ao expressionismo abstrato, que só fazia sentido para “entendidos” – pessoas que conheciam a história da arte. A matéria traz algumas fotos de quadros e esculturas famosas, além de muito mais sobre a história da Pop art. Abaixo uma famosa obra de Andy Warhol, que fez parte desse movimento.

Pop arte e Andy Warhol
O que é combustão humana continuada? Achei muito interessante as duas seções de informação a respeito de combustão espontânea. Na verdade, ela é chamada pelos cientistas de combustão humana continuada e só foram registradas 200 mortes desse tipo até hoje. A Mundo Estranho explica que, o que acontece é uma pessoa já morta pegar fogo por causa de alguma faísca de cigarro ou algo assim e por causa da gordura corporal ela queima durante horas num fogo baixíssimo. Ou seja, nada de Boom! e fogo por todo corpo, apenas um fogo que quase não se vê queimando por horas.

Origem da Lei de Murphy: segundo a revista Mundo Estranho a expressão surgiu na Aeronáutica americana nos anos 1949, quando um assistente programou errado um experimento e prejudicou a leitura dos resultados. Seu comandante teria dito “Se houver alguma maneira de fazer as coisas erradas ele o fará” – seu comandante era Edward A. Murphy Jr. E a frase foi adaptada passando a ser conhecida como a lei de Murphy.

A Holanda disputou com a Espanha o domínio do Nordeste, após sete anos conseguiram o território que ia do Maranhão a Alagoas. Então o país enviou Maurício de Nassau para organizar o território e ele conseguiu reformar Recife urbanizando-a e transformando-a num centro cosmopolita, no entanto, apesar de ser querido no Brasil não era na Holanda, porque lá o povo achava que seu salário era muito alto, sua equipe muito grande e suas obras muito caras. Assim foi forçado a voltar para a Europa em 1644. Depois que ele se foi a população ficou revoltada com a nova política de cobrança de dívidas instituída pela Holanda e conseguiu expulsar os invasores em janeiro de 1654. No link da matéria original, ali em cima, eles também sugerem o que aconteceria se a Holanda tivesse ficado; além de não termos um Brasil tão grande, é possível que a parte holandesa não fosse tão desenvolvida quanto se possa pensar.

Origem da pizza: A pizza que comemos hoje surgiu na Itália no século 18, mas a forma redonda assada em forno e com cobertura já existia há 6 mil anos (“o pão de Abrahão” ou “piscea”). Com o tempo foi evoluindo até o que temos hoje.

Lâmpada de garrafa PET – SUPER LEGAL! Funciona em casas que não possuam forro e é recomendada para áreas que não tenham energia elétrica, para poder aproveitar melhor a luz do sol.

Como fazer a lâmpada com garrafa PET
Discriminação dos ruivos
Os ruivos sofreram discriminação e até perseguição ao longo da história. Um deus egípcio malvadão era ruivo e os ruivos eram discriminados naquela época por esse motivo - poderiam ser malvadões também. Os gregos achavam que os ruivos podiam virar vampiros. Nos século 15,16 e 17 as ruivas eram identificadas como bruxas e queimadas na fogueira. A gordura dos ruivos era tida como um ingrediente para fazer veneno. Na Índia, entre 1500 e 500 a.C. os homens eram proibidos de casar com mulheres ruivas. Mas como tudo na vida melhora... No século 17, a rainha Elizabeth I assumiu o trono inglês e ganhou a simpatia do povo transformando as madeixas ruivas em moda.

Duros de matar
E duro de acreditar também. Abaixo os acidentes/incidentes pelos quais algumas pessoas passaram e sobreviveram pra contar a história:
  • 90% do corpo queimado
  • 400 metros rolando montanha abaixo (neve e pedra)
  • Batida de carro a 579 km/h
  • 2.443 ferroadas de abelhas
  • 382 dias sem comida sólida
  • 3 tentativas de enforcamentos

E a última curiosidade surpreendente que eu quero muito ver pronta: A Coréia do Sul vai começar a construção de um prédio invisível! Achei um site que trata desse assunto (via Google): Zunkabitz.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário