de de

Dias Perfeitos - Raphael Montes


Gostei do livro exatamente pelos motivos que o próprio autor deve ter pensado quando o escreveu: as minhas reações a história. Digo isso porque no decorrer do livro não tem como não se imaginar na pele da garota sequestrada e, até mesmo na pele do vilão.

Sinopse

O protagonista do livro é Téo, um jovem e solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia. Num churrasco a que vai com a mãe contrariado, Téo conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. [...] Téo fica viciado em Clarice: quer desvendar aquela menina diferente de todas que conheceu. Começa, então, a se aproximar de forma insistente. Diante das seguidas negativas, opta por uma atitude extrema: desfere um golpe na cabeça dela e, ato contínuo, sequestra a garota. Elabora então um plano para conquistá-la: coloca-a sedada no banco carona de seu carro e inicia uma viagem pelas estradas do Rio de Janeiro . [...]
Confira a sinopse na íntegra no site da Cia das Letras, clicando aqui.
Fonte: Cia das Letras

Opinião curta

Apesar do final inusitado (para não dizer decepcionante) eu gostei do livro. Principalmente porque acontecem muitas coisas inesperadas no decorrer da história, nunca dá para saber o que irá acontecer. Não é um livro que dá medo e, apesar de algumas partes sangrentas, também não é repugnante.

Indicaria para quem gosta de suspense, ficção policial, humor negro e, talvez, um drama psicológico.

Fugindo um pouco do livro e falando sobre o autor, ele tem um vídeo super ótimo na internet falando sobre métodos de escrita, clique aqui para acessar, que me ajudou a encontrar livros para estudar. Além disso, parece ser bastante ativo nas redes sociais, mas como eu mesma não sou, só tenho o Facebook mesmo, hehehe.

Quer dar uma olhadinha no booktrailer do livro? Olha aí! Achei ótimo!


Opinião longa


Eu li o livro em e-book porque queria termina-lo a tempo de comparecer ao bate-papo com o autor na Semana Literária do SESC (comprando físico teria que esperar o livro chegar). De qualquer forma eu não consegui terminar, mas o bate-papo foi ótimo. Além do Raphael Montes, também estava presente a escritora Simone Campos, que é uma fofa e eu preciso ler os livros dela também.

Mas voltando ao Dias Perfeitos... Ele é narrado em terceira pessoa, mas apenas na visão do protagonista Téo, ou seja, estamos dentro da cabeça de um sociopata. Claro que, não tenho como saber qual seu grau de doença psicológica, mas que ele é doente, isso ele é – acesse esse link para mais informações a respeito de psicopatia e sociopatia.

Logo no começo do livro já percebemos isso pelo fato dele ser “amigo” de uma idosa-cadáver, a Gertrudes. Depois pela paixão obsessiva e por seus pensamentos egoístas, sempre achando que sabe tudo o que Clarice está sentindo.

Depois de ler o livro e ler algumas resenhas fiquei me achando insensível. Talvez porque eu estivesse esperando uma história sangrenta e um protagonista maluco no mesmo nível daqueles do filme “O Albergue” e “Jogos Mortais”, mas Téo é bem mais tranquilo. Sério. Ele não é um torturador, embora no final ele faça uma coisa bem chocante... Se bem que no meio ele também faz, mas não chegou a me chocar tanto.
HIHIHIHI - Fonte da imagem.
Cheguei, muitas vezes, a me divertir com o livro, rindo de algumas esquisitices do Téo e de algumas coisas inusitadas.

Abaixo seguem algumas das minhas reações conforme ia lendo, talvez o número de página não vá bater com o livro físico, porque o virtual parece que tem menos páginas.

Em um trecho da página 108:
"Novamente ele fala as coisas pelo lado dele e acha que está tudo lindo hauahuahu" 
Em um trecho da página 124:
"kkkkkkkkkkk, tenho que rir" 
Na página 152:
"Ai Téo, também lamentei muito. Menina burra da pêga sô! Toma tento mulher! Fazer o quê né, sempre achei que a grande diferença entre vilão e mocinho dizia respeito ao controle emocional mesmo." 
Na página 178:
"Adoro essas partes em que o vilão quer matar e você fica naquela expectativa "Será que vai matar ou não?"" 
Na página 201:
"Momento: não, não pode ser." 
Na página 202:
"Momento: vontade de jogar o livro pela janela, mas como é e-book melhor não estragar o e-reader hauahuahahuahau" 
E, finalmente, na última página:
"Pois é, o final foi aquele mesmo. Não consigo me conformar até agora, mas..."

Então é isso! Indiquei o livro lá em cima para quem gosta de suspense, ficção policial, humor negro e, talvez, um drama psicológico. Se quiser conferir minhas opiniões com spoilers é só continuar lendo, caso contrário pare de ler imediatamente!

Atenção: SPOILER ABAIXO!


O que que foi esse final?!! Ai gente, é ótimo para quem gosta de ser super surpreendido, mas eu achei um saco! Fala sério! É terror em novela mexicana? Aff! Estou indignada até agora. Perder a memória e todos viverem felizes para sempre? Não. Não aceito.

Ok, alguns dizem que a última fala dela deixa entrever que ela poderá recuperar a memória, mas antes ela já havia passado por diversos profissionais que foram bem específicos no fato de que ela jamais recuperaria a memória! E o que mais me revolta não é o fato de ele ter se safado, mas de ter terminado tudo bem!

Dá uma olhada nas maluquices que eu pensei que fossem acontecer:

- Ela desenvolveria Síndrome de Estocolmo e realmente pensaria estar apaixonada por ele;

- Eles se tornariam um casal sádico-masoquista;

- Ela descobriria a torturadora que existe dentro de si;

- Ele matar ela ou vice-versa (óbvio, quem não pensou nisso né?);

- Ele transformar ela em uma boneca sexual, tipo aquelas da deep web, só que apenas tetraplégica;

- Ele largar ela na ilha;

- Ele matar a velha e ficar pra sempre na ilha (tipo “A Lagoa Azul” hauhauahua).

Mas não, ela dá uma de louca e resolve se suicidar depois de ficar sabendo que seu namorado foi assassinado.
Fonte

Mas a infeliz não morreu... Não... Ela acordou desmemoriada! Para piorar a situação a sua querida mãe também tem um nível grave de psicopatia, porque acha muito normal sua filha e o recém-chegado namorado terem matado o ex...

E então? Então ela se apaixona pelo Téo e ele, por sua vez, se conforma com essa vida de casado com filhos e todos vivem felizes para sempre!
Fonte

FINAL DO SPOILER

Deu pra entender que eu não gostei do final né? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas mesmo assim gostei do desenvolvimento da história e quero ler também o livro Suicidas, que é do mesmo autor, e a opinião geral parece dizer que é melhor do que Dias Perfeitos. Como eu gostei deste acho que vou gostar mais ainda de Suicidas né?

Até mais!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário