de de

Amizade e amor


Encontrei esta crônica de Vinícius de Moraes que traduzia grande parte daquilo que eu gostaria de dizer sobre os amigos.

"Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. (...) Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências... A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí, e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. Se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto do meu egoísmo. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. (...) Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam - ou talvez nunca vão saber - que são meus amigos! A gente não faz amigos, reconhece-os."

Pois é... Depois que li isso fiquei imaginando o quão complicado se torna esse sentimento pra mim... O amor parece ser bem mais simples, pois não envolve várias pessoas ao mesmo tempo... Como se pode conquistar e perder um amigo? Como se pode ser amigo sem nem mesmo saber? Essas perguntas perambulam por minha cabeça sem resposta... Por que, por mais complicado que sejam os relacionamentos amorosos eles são relativamente simples se comparados às amizades.

Aos amores dizemos: "Quer namorar comigo?" ou "Quer casar comigo?" e ainda "Eu te amo!"

Mas o que dizemos àqueles amigos que nem ao menos sabem que nos são tão importantes? O que diremos àquelas pessoas que gostaríamos muito de ser amigos, mas não sabemos nem ao menos por onde começar?

Por isso é tão difícil pra mim falar sobre amizade... Porque me recordo com muito afeto de todos os meus amigos, estando aqui ou não... Guardo com muito carinho aqueles que desejei ter como amigos, e ainda aqueles que já me ajudaram sem pedir absolutamente nada em troca, aqueles que sempre me ajudam e que lhes dou com muito amor minha amizade e meu coração aberto...

Mas ainda não sei como dizer "Quer ser meu amigo? Sei lá, acho que seria legal..."

Uma diferença interessante é que no amor queremos tudo e mais um pouco, na amizade o que pedimos? Ajuda, carinho, companhia? Às vezes o amigo está ausente a maior parte do tempo, ainda sim a amizade continua de uma maneira misteriosa e mágica, o amor, no entanto, pede tudo e mais um pouco de cada um, pede atenção, paciência, sensação, presença, fidelidade, sinceridade...

Mas o amor se divide em vários... O amor pode ser sentido e entendido de tantas maneiras... Pois não se ama apenas uma vez na vida e muito menos apenas uma pessoa. Pois não se ama apenas aquela pessoa por quem também se sente paixão... Amamos a vida, os animais, alguns objetos especiais, algumas pessoas especiais...

O amor é lindo porque pode se dividir em dúzias, centenas, milhares de sentimentos... Similares ou não...

E por vezes amizade e amor se misturam e se homogeneízam, sendo impossível separá-los depois. Mas a amizade é linda por que é específica! Sim, apenas para um caso, para os amigos (humanos ou não...).

De qualquer maneira, acabei chegando à conclusão de que não me importo com suas semelhanças e diferenças, quero apenas senti-los... Porque é daí que vem a minha força vital e a consequente realização dos meus sonhos.

Obrigada às pessoas que, por terem passado, ou ainda permanecerem em minha vida, tornam esses sentimentos possíveis.



Comentários
1 Comentários

Um comentário: