O filme fala a respeito de não haver essa questão de beleza no amor, mas então porque a Bela é tão linda e desejada? Mas então porque a Fera se torna um príncipe belíssimo no final da história?
Tudo bem que a história foi escrita há muitíssimo tempo atrás, mas eu não posso aceitar que hoje em dia entendamos que aquilo é um exemplo de "o amor não é feito de aparências". E se ao invés de o homem ser a fera que encontra uma mulher que o ame, fosse o contrário? E se a fera fosse uma mulher que espera um homem que goste dela assim como está?
Tenho certeza que o resultado seria muito diferente... E ainda se a Bela fosse feia de doer? Com um coração lindo, uma alma divina, mas feia de doer? Fique na imaginação de cada um, pois não me atrevo a chegar em conclusão nenhuma...
Enfim, o que me deixa revoltada nesses tipos de história é que a beleza pode ser suprimida do homem, mas raramente é suprimida da mulher. Por isso eu gosto mais do filme Shrek!
Podem me condenar, mas ninguém tira da minha cabeça que a beleza é absurdamente mais importante para uma mulher do que para um homem. O mínimo que se exige do homem é que ele tenha higiene... Estando escovado, de banho tomado, bem aparado e sem bafo, tá valendo!
Experimente, você mulher, sair de casa um dia sem maquiagem e brincos, com um rabo de cavalo e uma roupa de moletom larga (aposto que muitas nem possuem tal peça no guarda-roupas né?), e depois conte quantas pessoas perguntaram a você: "Está doente?", "O que aconteceu? Tudo bem?", "Está naqueles dias?" e por aí vai. Sem contar aquelas pessoas que pensarão e não falarão: "Coitada! Deve estar enfrentando problemas em casa, olha a cara de acabada!"
É isso, dedicamos mais de uma hora por dia apenas cuidando da aparência e isso é quase uma obrigação. Precisamos constantemente corresponder aos estereótipos de beleza que circulam por aí, mas espere! Não é para exagerar, muita beleza também atrapalha! Então cada uma deve trazer dentro de si a dose exata de beleza que precisa proporcionar ao mundo todo santo dia, caso contrário deverá enfrentar a sina cruel de um corpo e um rosto não "adequados".
Tudo bem, exagerei um pouquinho... E lembrei de um amigo meu que me disse um dia, "vocês mulheres têm muita sorte em possuir mil maneiras de disfarçar a feiúra" (não disse assim pra não me ofender, mas foi o que eu entendi). Ele quis dizer que os homens que nascem feios, ou procuram cirurgia plástica urgente, ou se tornam metrossexuais (sem nem mesmo assim possuir muitas chances de embelezamento), ou simplesmente aceitam seu destino. Já as mulheres possuem um arsenal de cílios postiços, unhas postiças, maquiagem que disfarça, que realça, que esconde... Roupas que valorizam isso ou aquilo, e disfarçam isso ou aquilo também... Além, é claro, dos acessórios que tem a mesma função das roupas e maquiagem.
Me lembrando dele, no final das contas até que não fiquei muito ofendida, pobres homens que não possuem o benefício do disfarce. Por que, por mais que eu não curta muito esse negócio de sair "disfarçada" por aí, eu posso recorrer a essa artimanha quando me der vontade... E fico muito feliz por isso...
Então pessoal, no final deste post eu já nem sei mais o que eu gostaria de deixar como moral da história... Talvez simplesmente que ser feio é uma dureza, que todo mundo quer se sentir bonito pelo menos uma vez na vida, que todo mundo deseja muito se sentir aceito, que essa ditadura de beleza e perfeição está nos deixando loucos, e que eu não faço a mínima ideia de como poderíamos acabar com isso!
Por que, no final das contas, o que importa mesmo é você gostar e estar bem consigo mesmo... Feio ou bonito, se você aceitar a si mesmo, você será capaz de dar ao universo o que tem de melhor e receberá em troca o que precisa para ter uma vida feliz.
Dont' worry, be happy! |