Proposta: Produção de um texto argumentativo a respeito do
papel da gramática dentro da disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio,
que será posteriormente corrigida pelos próprios alunos.
Conteúdos:
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Leitura e atividades de compreensão dos textos
de Luiz Fernando Veríssimo e Alberto da Cruz;
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Análise do conteúdo programático da disciplina
de Língua Portuguesa;
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Entrevistas/conversas com pessoas de diferentes
níveis sociais;
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Estudo de linguagem argumentativa e dissertação.
Aulas previstas: 12 aulas
Objetivos de ensino-aprendizagem:
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Compreender as diferenças de linguagem entre
distintos grupos;
·
Utilizar corretamente os operadores
argumentativos;
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Identificar em seu texto as marcas de coerência:
continuidade, progressão, não-contradição e articulação;
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Sustentar seu ponto de vista com argumentos
fundamentados;
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Entender a estrutura da dissertação.
Atividade de apresentação dos textos e apresentação da
atividade (2 aulas):
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Iniciar com o título instigante do texto de Luiz
Fernando Veríssimo e o que ele significa para os alunos antes da leitura do
texto;
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Pequena biografia do autor e contexto em que a
crônica foi escrita;
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Leitura do texto e comparação do que se esperava
e do que se apresentou no texto;
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Discussão sobre a motivação de Luiz Fernando
Veríssimo ao escrever a crônica;
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Discussão sobre a visão da gramática dada por
Veríssimo. Será mesmo que ele pouco a entende?
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Leitura do texto de Alberto Cruz;
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Discussão sobre a visão de Alberto Cruz a
respeito do texto de Veríssimo, comparando com a visão obtida dos alunos;
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Discussão sobre a importância da gramática nos
diferentes grupos sociais existentes.
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Identificação dos argumentos utilizados nos
textos e os operadores argumentativos utilizados;
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Estudo detalhado do significado de cada operador
argumentativo no texto, qual seria o impacto da retirada ou substituição do
operador?
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Identificação das marcas de coerência nos
textos;
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Investigação dos conhecimentos iniciais dos
alunos acerca dos operadores argumentativos e da construção de textos
argumentativos.
Atividade inicial (2 aulas):
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Desenvolvimento de um texto argumentativo em
grupo (no máximo 4 alunos);
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Troca dos textos entre grupos para leitura e
comentários;
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Discussão sobre as diferenças nas produções, o
que poderiam melhorar.
Atividades intermediárias (6 aulas):
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Pesquisa sobre o conteúdo programática da
disciplina Língua Portuguesa na escola e na série/turma.
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Identificar os conteúdos que estão ligados à
gramática.
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Entender o que é a gramática e, resumidamente,
do que se tratam os conteúdos que estão no cronograma da disciplina.
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Conversar/entrevistar pessoas de diversas
classes sociais e profissões para determinar qual importância elas dão à
gramática.
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Buscar textos de especialistas a respeito do
estudo da gramática no ensino médio.
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Compreender a utilização dos operadores
argumentativos no texto.
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Compreender os elementos de coerência no texto
argumentativo.
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Desenvolver um ponto de vista próprio a respeito
do estudo da gramática na série em que se encontra.
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Defender seu ponto de vista a partir de argumentos
explanados num texto argumentativo.
Atividade pós-texto (2 aulas):
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Troca e leitura de textos entre os alunos (cada
aluno lê 4 outros textos e “avalia” cada um).
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Discussão sobre as diferenças nos argumentos
utilizados.
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Discussão sobre as correções feitas pelos
alunos: quais foram os maiores problemas encontrados? Você acha que seu texto
também apresentava esse problema? Quais problemas você acha que seu texto
apresentou? Como poderíamos melhores esses itens?
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O professor recolhe os textos e também as folhas
com as correções dos alunos, preparando um compilado com todas as correções
feitas em cada texto, devolve o texto para cada aluno.
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Discussão sobre o próprio texto corrigido: achou
justo? Achava que tinha esse problema? Como é possível reescrever?
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Diante de todos os textos que o aluno leu, fazer
uma última discussão sobre o conteúdo gramatical que foi/será estudado no ano.