de de

Mundo Estranho ed. 149 - Fevereiro 2014

Olá! Eu já tinha resumido essa edição faz tempinho, mas acabei não entrando mais no blog e nem resumindo mais nada, motivo pelo qual só estou postando agora.

Mais aí vai:

Novamente falando da revista Mundo Estranho, que eu adoro, essa edição foi novamente muito boa. Vamos aos tópicos!

A origem das crianças índigo


Eu posso ser uma criança índigo minha gente! É isso aí, desde os anos 80 as crianças poderiam estar nascendo com poderes especiais e uma aura azulada... Como eu não tenho poderes especiais e nem aura azulada (bom, isso na verdade não tenho certeza...) então acho que não sou eu.
A matéria apresenta algumas teorias do que seriam essas crianças índigo, desde seres de luz vindos de outro planeta e encarnados nas nossas crianças até contaminação por estrôncio-90 liberado pela explosão das bombas atômicas.
Infelizmente não existe nenhuma prova de que essas crianças realmente existam, apenas uma diferença que existe entre a geração X e a geração Y, os últimos mais competitivos, ambiciosos e narcisistas (eu?!).
Pelo que percebi olhando na internet a doutrina espírita propaga bastante essa ideia, e além das crianças índigo estaríamos convivendo atualmente também com as crianças cristal. Segundo essa doutrina as crianças não possuem exatamente poderes especiais do tipo telecinese ou clarividência, mas sim uma nova forma de comportamento que busca questionar e modificar para melhor a sociedade em que vivemos.
Se você se interessou pelo assunto segue alguns links:

Tudo sobre crianças índigo na wikipedia
Como reconhecer crianças índigo, tipos de crianças índigos, sites e livros sobre o assunto:
Meu filho é índigo

Top 10 – As maiores burradas de reis jovens


Alguns erros recorrentes foram batalhas mal sucedidas ou até mesmo guerra inteiras perdidas, conflitos com a religião, excessos em se tratando de festas, orgias e outras coisas mais (sexo, drogas e rock ‘n roll).
A partir do quarto colocado a coisa já aumenta de proporção, pois os infelizes conseguiram levar seus países à falência. Filipe IV da França conseguiu “colaborar” para o início da guerra dos 100 anos; Cleópatra do Egito teimou com os faraós e levou o país à ruína (além de ter destruído a cidade de Alexandria); Nero de Roma era louco de pedra e adorava botar fogo em tudo pela frente, inclusive nos pobres coitados dos cristãos que atravessam seu caminho; em primeiríssimo lugar, Maria Antonieta da França, se esbaldava em festas e jogos de azar, além de orgias de todos os tipos que minaram as reservas do tesouro, levou à Revolução Francesa, sendo condenada à morte juntamente com toda sua família.

Marcha a ré – Controle Remoto


Uma linha do tempo com a evolução do controle remoto, de 1940 até 1987. Interessante descobrir quantas tecnologias eles tentaram utilizar antes de chegar nesta que usamos hoje, o controle remoto já se pareceu com um disparador de bombas, com um contador de tempo, com um secador de cabelo e outras coisas estranhas.

Retrato Falado – Ivan, O Terrível


Primeiro que sempre que escuto falar em Ivan, O Terrível eu lembro da cena do filme “Uma noite no museu 2” onde ele diz que na verdade a parte do terrível foi um erro de tradução e terrível na verdade deveria ser magnífico.
Enfim, bobeiras à parte, realmente ele era cruel, mas acho que a infância dele justificava o seu comportamento. A matéria diz que ele ficou órfão aos 8 anos sendo criado por uma família que obrigava-o a assistir torturas e execuções, jogar gatos e cachorros do alto da torre e ainda o deixavam passar fome e frio sozinho.
Por isso mesmo quando tinha 13 anos declarou, recebendo o apoio de famílias influentes da Rússia, que poderia governar sozinho, matando seu tutor e jogando o corpo para os cães.
Aos 16 anos ele inventou o título de czar, inspirado em César da Roma Antiga, no mesmo ano se casou com Anastasia Romanov e, pelo que a matéria deu a entender, ela foi o amor da vida dele, mesmo ele tendo se casado sete vezes depois da morte dela, foi apenas por motivos políticos.
Ele modernizou o país e ganhou algumas batalhas em favor da Rússia, por isso depois de 22 anos no poder pensou em abdicar, mas os poderosos do país acharam melhor ele continuar, ele continuou com a condição de ter o total poder sobre o país, e foi o que lhe deram.
Enfim, ele era terrível porque torturava inimigos e também suspeitos, não era uma tortura comum, as pessoas podiam ser fritadas ou cozidos em caldeirões. Também tinha uma guarda pessoal super aterrorizante e matou o próprio filho, possivelmente, num ataque de fúria.
Morreu aos 54 anos, provavelmente por causa do excesso de mercúrio em seu organismo, que utilizava para tratar a artrite.

Os lugares mais mal-assombrados do Brasil


Edifício Joelma: 1974 incêndio com 189 mortes; dizem que o prédio já havia sido construído sobre um terreno amaldiçoado; espíritos assombram o local até hoje (Praça da Bandeira); existe uma carta psicografada por Chico Xavier e publicada no livro “Somos Seis” que conta a história de um grupo de pessoas que não conseguiu sair do prédio.
Vivenda Santo Antônio: casa de Gilberto Frey em Recife-PE, até hoje funcionários que trabalham no casarão colonial (hoje museu) dizem ouvir barulhos estranhos, ver luzes piscando e até vislumbres de fantasmas.
Cruz do Patrão: também em Recife-PE, um monumento próximo ao porto, diz-se que o terreno já foi um cemitério de escravos e também local de assassinatos e rituais religiosos.
Castelinho da Rua Apa: um pequeno castelo na cidade de São Paulo, onde ocorreu o assassinato de dois irmãos e sua mãe (uma das teorias é de que um dos filhos assassinou a mãe, o irmão e depois cometeu suicídio), o imóvel foi alugado durante um tempo (sempre com relatos de assombrações) e após a morte do último herdeiro o imóvel foi tombado como patrimônio da União e está aguardando reformas.
Madrugada Sinistra: dizem que o espírito de Ana Jansen (senhora de escravos no século XVIII) vagaria até hoje pelas ruas de São Luís-MA gritando de sofrimento e arrependimento pelas torturas que cometia.
Mina da Passagem: uma antiga mina de ouro na cidade de Mariana-MG, onde ocorreu uma inundação subterrânea que matou vários funcionários. Hoje em dia a mina é aberta para visitação até um certo ponto e as pessoas ainda dizem ouvir barulho de correntes e sinos.
Casa das Sete Mortes: uma antiga casa colonial em Salvador-BA onde ocorreu o assassinato de um padre e três criados à facadas, além disso existem relatos de outras mortes trágicas. As assombrações só aparecem a noite e o casarão é aberto durante o dia, sendo utilizado para cursos.
Fantasmas Famosos: relatos de pessoas que viram fantasmas de Tiradentes, Artur Azevedo, Olavo Bilac, Tim Maia, Rainha Maria e Lampião perambulando por aí.

Cozinha Geek


- Pimenta e queijo ralados e moídos na hora realmente são melhores, mas o sal de cozinha é a mesma coisa
- A carne mal passada não vem sangrando porque quase 80% do sangue é perdido no abate, o que vemos nas carnes mal passadas é apenas uma mistura de água com mioglobina.
- Na hora de assar tanto faz o papel alumínio estar de um lado ou de outro
- Para preservar o gás do champanhe deixe-o gelado.
- Para amadurecer algumas frutas depois de tirar do pé, basta deixá-las à temperatura ambiente em um saco de papel furado (se o saco não estiver furado as frutas podem apodrecer antes de amadurecer)
- Guardar bicarbonato de sódio no refrigerador ajuda a evitar o mau cheiro.
- Algumas “cerejas” usadas em bolos são feitas de chuchu, a partir de um procedimento específico, fazendo com que fiquem muito parecidos e mais baratos.
- Receitas com molho ou temperadas com cebola, alho, pimenta e ervas ficam mais saborosas no dia seguinte.

Como é feita a fertilização in vitro?


Adorei as ilustrações de Chico Felix, são realmente muito engraçadas.

Como funciona um banco de peles?


Existem pouquíssimos bancos de pele no Brasil e o pior é que a pele precisa ser retirada até 12 horas após a morte, sendo que coração, rins, fígado e córneas vem primeiro. Ou seja, acho que quando morrer não vou doar a pele. Ah! Os doadores precisam ter entre 12 e 60 anos, e pesar pelo menos 40 quilos.

O que é obsolescência programada?


Alguns aparelhos são “programados” para estragar antes do que poderia, para que o consumidor compre mais. Outro tipo de obsolescência programada é quando são lançadas novas versões do produto e o anterior acaba se tornando obsoleto muito cedo.

Quanto tempo levaria para piranhas comerem uma pessoa?


Centenas de piranhas poderiam devorar um homem de 80 quilos em meia hora! Mas a matéria explica que é difícil as espécies de piranhas que existem andarem em cardumes maiores do que 20 indivíduos, além disso as piranhas só devorariam os músculos e as vísceras (só?!). A matéria explica com mais detalhes o sistema digestivo e como as piranhas conseguem comer tão rápido.

Quem foi Che Guevara?


Sem dúvida alguma ele foi revolucionário, no entanto pessoas discordam se ele foi um mártir ou um rebelde sanguinário. Uma coisa é certa, ele ajudou a instaurar o regime socialista em Cuba.
A matéria é muito boa, resumindo em duas páginas (9 tópicos) os lugares por onde ele passou e alguns pontos importantes em sua história.

Dá para reaproveitar xixi e cocô?


Sim! E além de adubo e fertilizante existem outras coisas. A mais nojenta é a carne feita de cocô, inventada pelo cientista japonês Mitsuyuki Ikeda. Mesmo com a explicação do processo de fabricação (desinfecção do material) não dá pra acreditar que isso é bom.

Como era a vida no Brasil da hiperinflação?


Muito interessante, principalmente porque eu nasci nos anos de hiperinflação e os meus pais contam algumas histórias dessa época. A verdade é que nessa época em que vivemos é até difícil acreditar que existiu um período daqueles. Um exemplo: “Entre novembro de 1989 e janeiro de 1990, se alguém tivesse estocado alimentos teria um patrimônio 43% maior do que se tivesse investido em ouro!”
Outra coisa inacreditável é meu pai dizendo que o financiamento habitacional na época tinha juros de 12% ao mês! Se hoje em dia gira em torno de 6% ao ano!!
 Agora eu entendo porque íamos ao mercado e enchíamos dois carrinhos uma vez por mês, não é porque meus pais tinham dinheiro, é porque o pessoal sacava o salário todo e corria para o mercado comprar para o mês inteiro o que pudesse porque no dia seguinte o preço já teria dobrado.
Enfim, parabéns aos meus pais que passaram por essa fase!

XisTudo


Ala da tecnologia arcaica: mostra algumas tecnologias que possivelmente não existirão mais daqui há alguns anos, por ordem de maior chance de sumiço: e-mail, blu-ray, aparelho de TV e videogame. Difícil acreditar.
Insígnias Pokémon: à venda! Muito lindaass! http://sanshee.com/store/product/gym-badges-generation-1
Alunos bonitos ganham notas melhores: eu já tinha notas boas, imagina se fosse bonita?! Na real, não acreditei muito porque desde que me entendo por gente as melhores notas eram dos feios...
Qual a campanha publicitária mais longa? Uma campanha de prevenção a incêndios que começou em 1944 e está vigente ainda hoje! (Muito engraçado a ilustração do urso velho com a mangueira caída na mão)
Bocó vem de boucaut (francês) e significa saco de pele de bode – tem conotação negativa porque o boucaut não tinha tampa e passou a ser comparado com uma pessoa que não fecha a boca (só diz besteira)

James Bond: morto por alcoolismo: os pesquisadores investigaram o tanto que o 007 bebia nos livros e chegaram a conclusão que ele teria morte por problemas ligados ao alcoolismo.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Lidi, eu adoro seus resumos da Mundo Estranho...
    Agora eu fiquei querendo ser 'criança' índigo, ou cristal... kkkk
    E acho que sou geek mesmo... única coisa dalí que eu não sabia é da carne mal passada... mas como não gosto de carne mal passada não sou obrigado a saber (beijinho no ombro :* rsrs)

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que ótimo Ro! Estou tentando fazer os resumos das edições anteriores, mas está difícil porque fiquei muito tempo sem fazer =P E eu quero fazer porque fixo melhor o que li... Se bem que já não me lembrava mais dessa questão da carne mal passada (pq também não gosto hehehe). Bjos Ro, obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Faça mesmo Lidi... eu queria essa disposição pra fazer resumos dos livros e artigos que estou lendo. Jesus amado... porque isso também me ajuda a fixar as coisas. Mas não é fácil. Te entendo perfeitamente! rsrs

      bjo e saudades...

      Excluir