de de

Sobre como eu sou ruim em ler nas entrelinhas


Ao pesquisar sobre o livro de Dorian Gray e me descobrir gostando mais da história depois disso, e agora lendo esse livro de contos eu estou me dando conta que não consigo mesmo desvendar as entrelinhas das histórias, seus significados ocultos ou semiocultos e outras coisas que porventura o autor tenha tentado dizer.
Lembro quando ganhei o prêmio de desenho do cartaz da paz do Lions Club International e do que eles disseram que eu quis dizer com o desenho que fiz.
Lidiane da Silva Fernandes, estudante da Escola Carlos Gomes, de Ubiratã, deu o primeiro passo para se tornar uma artista reconhecida internacionalmente ao vencer a competição patrocinada pela Associação Internacional de Lions Clubes, Distrito LD-1.
O cartaz de Lidiane é um entre os mais de 325.000 trabalhos do mundo inteiro apresentados no décimo terceiro concurso anual de Cartaz sobre a Paz de Lions Internacional
Transmitir a idéia de igualdade racial com a natureza ao centro, representando nova consciência, nova realidade através dos elementos naturais irradiando a paz. Assim se expressou Lidiane de 11 anos, moradora de Ubiratã Paraná. Dentre todos os cartazes apresentados por alunos do Distrito LD-1, que abrange do Litoral a Foz do Iguaçu, sul do Estado, o de Lidiane foi o que melhor retratou o tema do concurso “Unidos na Paz”.
Então vocês estão pensando: "Uau! Esse cartaz deve se a maior sensação!"
Pois confiram:


Vamos combinar, não é lá essas coisas né?! Mas...
Me fez refletir um tempo sobre o tipo de coisas que eu pensei ao desenhá-lo e, acredito, realmente passou pela minha cabeça aquilo que eles disseram, mas foi tão irrefletido que sempre me ponho a pensar se tal autor tinha ideia do que os outros diriam que ele quis dizer. Será que ele quis mesmo dizer aquilo ou foi uma feliz coincidência?
Os contos que estou lendo agora me fazem acreditar que sou burra e não estou entendendo os significados por baixo dos panos. Será isso mesmo? Eles são autores experientes. Alguns consagrados. Qual o problema afinal? Será que o problema é a escrita ou sou eu?!
Isso sempre me leva a pensar, porque raios esses autores ficam escrevendo, quase em código. Espero que quando eu estiver escrevendo o meu livro eu entenda um pouco mais de literatura e saiba explicar esse fenômeno.
Por enquanto, o jeito vai ser procurar pela internet as análises e tentar entender.

Adendo: escrevi este texto quando estava lendo este livro (clique aqui para saber) e acabei não fazendo análises porque eram muitos contos e eu não tive tanto interesse assim kkkkkk Mas já fiz um vídeo dele, caso queira conferir é só clicar no link do livro que eu coloquei logo no começo do adendo.

Beijosss

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Achava que era só eu! Muitas vezes leio um livro e não consigo refletir sobre a intenção do autor, porque ele sentiu vontade de escrever aquela história. Já ouviu falar de Para ler como escritor? É um livro de Francine Prose. Ela fala mais ou menos sobre isso, a forma que os autores escolhem as palavras, frases, e o enredo. E analisa alguns trechos dos livros que ela considera de leitura obrigatória, por serem tão bons. Estou gostando bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Levi! Já li sim! Estou programando para ler de novo este ano, porque quando li fiz várias anotações que o meu Kobo deletou! Então comprei o livro físico e vou rabiscar inteiro kkkkkkk Abraços!

      Excluir